Resumo do Ágora 18/09/10
Colocado a 24/09/2010
Em relação ao fim-de-semana e em jeito de resumo, apresentamos as seguintes conclusões:

a) Apesar da pouca participação (de manhã estiveram presentes 65 participantes e de tarde estiveram 47), o saldo foi muito positivo. Os participantes das várias Secções, apreciaram o facto de ter resultado algum trabalho prático (algo que eles possam verdadeiramente aproveitar no trabalho da Secção) da formação. Assim, eles ressalvam (genericamente) o seguinte:
a. A utilização do Conselho de Guias com instrumento pedagógico;
b. O reforço (ou criação) do relacionamento com os pais dos elementos, quer através de reuniões formais, quer através de encontros informais.
c.A necessidade de acompanhamento (mais profundo) aos elementos que transitam do anterior Sistema de Progresso para o novo.
d. A necessidade de um acompanhamento post-Diagnóstico Inicial.


b) Do contacto com os participantes, ao longo de todo o fim-de-semana, percebeu-se que estão receptivos ao agendamento de encontros (similares aos da Fase de Disseminação) com os Agrupamentos/ Unidades, uma vez que, reconheceram a importância da partilha de dúvidas e questões entre Unidades com realidades diferentes (“duas ou mais cabeças pensam melhor que uma só”!).

c) Do trabalho por Secção de preenchimento das grelhas dos Objectivos Educativos de Secção/ Finais (realizado durante o Sábado à tarde), retiram-se as seguintes notas:

a. I Secção – Alcateia:
i. Ao procederem à análise dos Objectivos Educativos da Secção, filtrando-os e trabalhando-os, permitiu que os participantes ficassem já com uma parte substancial do trabalho da Equipa de Animação feito; bastando terminá-lo, com a elaboração do Diagnóstico Inicial para os Lobitos e respectivos pais.
ii. O trabalho de grupo, que reuniu Alcateias de vários Agrupamentos, com realidades e sensibilidades diferentes, facilitou a análise dos Objectivos Educativos.


b. II Secção – Expedição:
i. Os participantes da II Secção, consideram que esta formação muito útil, uma vez que, ao terem iniciada a análise pormenorizada dos Objectivos Educativos da Secção, iniciaram o trabalho a realizar pela Equipa de Animação.
ii.À semelhança do que ocorreu com a Alcateia, o trabalho de grupo, que reuniu Expedições de vários Agrupamentos, com realidades e sensibilidades diferentes, facilitou a análise dos Objectivos Educativos.
iii. Os participantes realçaram o seguinte:

1. É importante reforçar a utilização do Conselho de Guias como instrumento pedagógico.

2. É importante melhorar a capacidade de observação dos Chefes de Exploradores.

iv. Como nota final, negativa, apresentam o facto de terem estado presentes chefias de poucas Expedições.


c.III Secção – Comunidade:
i. O trabalho iniciado de análise profunda dos Objectivos Educativos de Secção, vai facilitar a análise da Equipa de Animação e, subsequentemente, a transmissão dos mesmos aos elementos.
ii. Realçaram a importância do Diagnóstico Inicial, enquadrado no âmbito do Sistema de Progresso, como uma das ferramentas pedagógicas que nos ajudam a cumprir os Fins (últimos) do Escutismo. Ao qual temos de dar a importância que tem, mas sem sobrevalorizar a mesma.
iii. Reforçaram a importância da continuidade destas formações.
iv. Outro aspecto reforçado foi o da necessidade de valorização contínua das Etapas de Progresso e a da sua conclusão (nomeadamente a entrega (solene) das insígnias.


d. IV Secção – Clã:
i. Os chefes de Clã presentes identificaram a capacidade de observação como a ferramenta mais importante para a validação dos Objectivos Educativos Finais.
ii. Iniciaram a tarefa de análise dos Objectivos Educativos, que foi facilitada pelo trabalho realizado em grupo, o que veio reforçar a ideia da importância da partilha de ideias e das boas práticas pedagógicas entre os vários Clãs da região.

17/02/2014 Quadros de Registo de Sistema de Progresso
28/05/2011 Projecto Educativo - Manual do Dirigente
23/05/2011 INSÍGNIAS DE PROGRESSO NO DMF
29/03/2011 6 MESES DE EXISTÊNCIA!!!!PARABÉNS!!!!!!
14/03/2011 Manuais dos Lobitos e dos Caminheiros à venda no DMF/Leiria
14/02/2011 15.400 SUPERADOS!!!!!
25/01/2011 Objectivos Educativos & Oportunidades Educativas
18/01/2011 Manuais à venda no DMF
29/11/2010 Manuais dos elementos
15/11/2010 5.200 SUPERADOS!!!!
04/11/2010 Cadernos Lobitos e Caminheiros & Manuais dos Dirigentes
22/10/2010 Encontros Informais com Agrupamentos
18/10/2010 Cadernos Exploradores e Pioneiros
12/10/2010 Apresentação do novo Programa Educativo_16 de Outubro
01/10/2010 Novos Documentos no site regional do Programa Educativo
24/09/2010 Resumo do Ágora 18/09/10
Tendo em conta o novo Sistema de Progresso, que insígnias deverão ser substituídas?
Logos das áreas de desenvolvimento: Luis Santos, Agr. 894 Montemor-o Novo, Região de Évora programaeducativo@leiria.cne-escutismo.pt