Quadro de Registo de Sistema de Progresso - Clã
Quadro que permite o registo do Sistema de Progresso, desenvolvido pelo Clã. Este divide o registo em 2 tipos: a) um registo global, para registo gráfico de toda a progressão individual e coletiva; b) um registo por Área de Desenvolvimento Pessoal, no qual poderá ser registado todo o percurso que levou à validação de cada um dos Objetivos Educativos Finais.

Quadro de Registo de Sistema de Progresso - Comunidade
Quadro que permite o registo do Sistema de Progresso, desenvolvido pela Comunidade. Este divide o registo em 2 tipos: a) um registo global, para registo gráfico de toda a progressão individual e coletiva; b) um registo por Área de Desenvolvimento Pessoal, no qual poderá ser registado todo o percurso que levou à validação de cada um dos Objetivos Educativos de Secção.

Quadro de Registo de Sistema de Progresso - Expedição
Quadro que permite o registo do Sistema de Progresso, desenvolvido pela Expedição. Este divide o registo em 2 tipos: a) um registo global, para registo gráfico de toda a progressão individual e coletiva; b) um registo por Área de Desenvolvimento Pessoal, no qual poderà ser registado todo o percurso que levou à validação de cada um dos Objetivos Educativos de Secção.

Quadro de Registo de Sistema de Progresso - Alcateia
Quadro que permite o registo do Sistema de Progresso, desenvolvido pela Alcateia. Este divide o registo em 2 tipos: a) um registo global, para registo gráfico de toda a progressão individual e coletiva; b) um registo por Área de Desenvolvimento Pessoal, no qual poderá ser registado todo o percurso que levou à validação de cada um dos Objetivos Educativos de Secção.

Ícones Simbologia
Símbolos das diferente secções, conforme disponibilizados na página do Agrupamento 894 - Montemor-o-Novo

Logotipos 7 Maravilhas do Método
Logotipos das 7 Maravilhas do Método Escutista, conforme disponibilizados na página do Agrupamento 894 - Montemor-o-Novo

Logotipos Patronos
Logotipos dos Patronos, conforme disponibilizados na página do Agrupamento 894 - Montemor-o-Novo

Fichas de Protecção Civil e Segurança_de 01 a 07
Fichas de Protecção Civil e Segurança, retiradas da página oficial do CNE. Estas auxiliam na preparação de mais, melhores e mais seguras actividades.

Educação Ambiental no Escutismo
Texto da autoria da irmã Dirigente Susana Serrazina e colocado na página do CNE pela irmã Dirigente Maria Helena Guerra (e originalmente colocado no site "Caleidoscópio"), sobre forma de implementar e viver a Educação Ambiental nos Agrupamentos e Unidades.

Naturalmente...ACAMPAR À ESCUTEIRO
Texto da autoria da irmã Dirigente Maria Helena Guerra (ex-Chefe Nacional Adjunta) sobre as boas e sustentáveis práticas ambientais em acampamento; isto é, como um verdadeiro Escuteiro se deverá comportar em acampamento.

Insígnias de Progresso_definitivas_em versão bordada
Insígnias tal e qual vão poder ser adquiridas no DMF (Imagens pertencentes à Junta Regional de Lisboa e retiradas da Loja Escutista online)

"Saulo"
Este texto, criado pelo nosso Irmão Dirigente Paulo Valdez (e retirado da página do CNE), apresenta o Patrono dos Caminheiros, São Paulo/ Saulo de Tarso, como alguém presente, na actualidade da(s) Vida(s) dos Caminheiros, relacionando-o com o quotidiano diário dos nossos Caminheiros e com a nossa Sociedade do Século XXI. Este é um texto que propõe aos nossos Caminheiros, um olhar para dentro de si mesmos, através do olhar de São Paulo.

Manual de Educaçao Ambiental para a Floresta
Este manual enquadra-se no 2.º Eixo Estratégico do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, procurando-se disponibilizar aos educadores ambientais ferramentas que os ajudem a explorar a temática florestal na sua prática educativa, junto de públicos de diversas idades e integrando diferentes perspectivas. Reúne um conjunto de sugestões de actividades práticas, precedidas de informações sobre as florestas e de algumas questões de ordem pedagógica ligadas à educação ambiental. in cne-escutismo.pt

Cartaz do Progresso Pessoal_II Secção | EXPEDIÇÃO
Cartaz com a descrição do Progresso Pessoal para os Exploradores, criado pelo Candidato a Dirigente Rafael Braga, do Agrup. 1076 - Vieira de Leiria.

Logos das Áreas de Desenvolvimento
Logos das Áreas de Desenvolvimento

Insígnias de Progresso
Insígnias de Progresso Finais

Jogo das Escolhas - Caminheiros (Revisto)
Jogo para os Caminheiros conhecerem e poderem escolher os seus Objectivos e Trilhos - inclui ficha de jogo

Jogo das Escolhas - Pioneiros (Revisto)
Jogo para os Pioneiros conhecerem e poderem escolher os seus Objectivos e Trilhos - inclui ficha de jogo

Jogo das Escolhas - Exploradores (Revisto)
Jogo para os Exploradores conhecerem e poderem escolher os seus Objectivos e Trilhos - inclui ficha de jogo

Jogo das Escolhas - Lobitos (Revisto)
Jogo para os Lobitos conhecerem e poderem escolher os seus Objectivos e Trilhos - inclui ficha de jogo

2º Cartão de Progresso_Exploradores_Fase de Apelo
Um 2º exemplo (mais simples) de Cartão de Progresso, para ser utilizado para os Noviços e Aspirantes durante a fase de Apelo (Adesão). Este puderá ser impresso em tamanho A5, que depois de fechado dá um cartão em tamanho A6.

Cartão de Progresso_Exploradores_Fase de Apelo
Exemplo de Cartão de Progresso, realizado por uma Expedição da nossa Região (para seu uso específico), para ser utilizado para os Noviços e Aspirantes durante a fase de Apelo (Adesão). Este puderá ser impresso em tamanho A5, que depois de fechado dá um cartão em tamanho A6. Os conteúdos específicos considerados, estão em conformidade com os conteúdos definidos no Manual para os Exploradores, «Caderno de Descobertas» (que se encontra aqui na Página, na área dos "Documentos").

Condestável de Portugal
Pequeno filme sobre patrono do CNE, que nos permite conhecer melhor o seu percurso de vida.

Dísticos para as Salas
Exemplo de dísticos a utilizar na entrada de cada espaço (sala) de reuniões/ actividades de cada uma das Secções, de forma a habituar os elementos à nova denominação da Sala e/ou dos novos símbolos da Secção.

Oportunidades Educativas_ESPIRITUAL
Propostas (das muitas possíveis) de Oportunidades Educativas, para os Objectivos Educativos (de Secção e Finais) da Área de Desenvolvimento Pessoal - ESPIRITUAL, por Trilho e para as quatro Secções, saídas do Encontro regional de Assistentes de Agrupamento, realizado no passado dia 27 de Outubro. Estas propostas poderão (e deverão) servir de modelo para a criação de novas propostas de Oportunidades Educativas. Estas propostas, poderão, até, servir para realizar Objectivos Educativos (de Secção e Finais) de outras Áreas.

Vigília de São Nuno
Proposta de Vigília dedicada ao Patrono do CNE, preparada pela Equipa São Nuno de Santa Maria, conforme forma apresentada na página do CNE. Esta tem como objectivo servir de modelo para a criação de outras vigílias.

Cartão de Progresso_Pioneiros_Fase de Desprendimento (corrigido)
Exemplo de Cartão de Progresso, realizado por uma Comunidade da nossa Região (para seu uso específico), para ser utilizado para os Noviços e Aspirantes durante a fase de Desprendimento (Adesão). Este puderá ser impresso em tamanho A5, que depois de fechado dá um cartão em tamanho A6. Com base nas informações que estão no «Diário de Vivências» para os Pioneiros, definiram-se 9 objectivos, que têm como conteúdos os conhecimentos que se deseja que os elementos adquiram durante a Fase de Desprendimento, tendo-se acrescentado um objectivo de técnica escutista e 2 objectivos específicos para os Aspirantes. Assim, os Aspirante, para poderem realizar a sua Promessa de Pioneiro, terão de cumprir os 9 Objectivos, enquanto que os Noviços só terão de cumprir 7. Este é um dos exemplos, dos muitos possíveis, de Cartões de Progresso, que poderão ser criados (à luz da sua própria necessidade e criatividade) pelas Equipas de Animação.

Ficha «Fase de Desprendimento»
Ficha de apoio à Fase de Desprendimento (Adesão), e que complementa o Cartão de Progresso, que está a seguir. Com base nas informações que estão no «Diário de Vivências» para os Pioneiros, definiram-se 9 objectivos, que têm como conteúdos os conhecimentos que se deseja que os elementos adquiram durante a Fase de Desprendimento, tendo-se acrescentado um objectivo de técnica escutista e 2 específicos para os Aspirantes. Assim, os Aspirante, para poderem realizar a sua Promessa de Pioneiro, terão de cumprir os 9 Objectivos, enquanto que os Noviços terão de cumprir 7.

Gestão de Tribos
Documento para «Formação na área da Gestão de Tribos (anteriormente designadas por "Equipas")», resultante do 5º Ciclo do Cenáculo Nacional, apresenta alguns aspectos a ter em conta pelos Guias de Tribo (anteriormente "Chefes de Equipa"), na hora de gerir a sua Tribo. Esta ferramenta poderá, igualmente, servir de base para a formação dos Guias de Equipa na III Secção - Comunidade.

Carta ao Noviço (IV Secção)
Carta escrita a um «Reco» que acabou de chegar ao Clã. Esta descreve, de forma muito simples, a Mística e a Simbologia da IV Secção - Clã.

Listagem dos Totens de Patrulha
Listagem, elaborada, para a Fase Piloto, durante o processo da RAP, dos vários animais considerados pelo CNE como possíveis Totens de Patrulha. NOTA: esta listagem poderá ter sido revista na elaboração dos Manuais e Cadernos de Caça, redferentes à II Secção - Expedição.

Glossário Pedagógico
Glossário Pedagógico, com a explicação de todos os conceitos envolvidos no novo Programa Educativo e no novo Sistema de Progresso.

Metodologia do Projecto
Apresentação sobre a Metodologia do Projecto. Para recordar ou aprender um dos instrumentos (possíveis) que permitirão a cada Secção, e respectiva Equipa de Animação, o atingir dos fins últimos do Escutismo e, subsequentemente, a formação íntegra dos seus elementos, à luz do novo Programa Educativo e do novo Sistema de Progresso. A Metodologia do Projecto é uma óptima fonte de oportunidades educativas.



Projecto Educativo - Manual do Dirigente
Escutismo_EDUCAÇÃOpela ACÇÃO
O Escutismo e a Crise Económica e Financeira
Desdobrável "Ser Escuteiro"

Tendo em conta o novo Sistema de Progresso, que insígnias deverão ser substituídas?
Logos das áreas de desenvolvimento: Luis Santos, Agr. 894 Montemor-o Novo, Região de Évora programaeducativo@leiria.cne-escutismo.pt