Início
Escutismo
Região
Junta Regional
Assistência Regional
Secretarias Regionais
Depart. Pedagógicos
Quinta do Escuteiro
Contactos
 
 
Login
Utilizador

Password
 
 
Escutismo | O que é |Fundador |

O Escutismo é um Movimento Mundial.
A Organização Mundial do Movimento Escutista abrange mais de 216 países e territórios.
O Escutismo nunca parou de crescer desde que foi fundado em 1907, tendo duplicado o seu efectivo nos últimos 30 anos.



Escutismo: Educação para a vida
Como escuteiro, o seu filho vai aprender a conhecer-se melhor e a amar o mundo.
O Escutismo complementa a acção da escola e da família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos. O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber



O Escutismo educa com divertimento
Como escuteiro o seu filho pode brincar aprendendo.
Através de programas adequadas aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se fisica, intelectual, social e espiritualmente.
O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.



Corpo Nacional de Escutas - A Associação
O CNE é a maior Organização de Juventude de Portugal.
O CNE - Escutismo Católico Português é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário da República nº 177, III Série, de 8 de Agosto de 1983.
O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.

O CNE está implantado em mais de 1000 Agrupamentos locais em todos os Concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de Estruturas de Núcleo e Regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.



Nos Agrupamentos
Um Programa Educativo para todas as idades
Lobitos
Na idade de Lobito, dos 6 aos 10 anos, o importante é brincar com os outros, no meio da alegria e da imaginação. O Lobito gosta de inventar jogos, gosta de brincar, de coleccionar toda a espécie de coisas. A sua curiosidade é inexcedível. O Escutismo propõe-lhe "Caçadas" apaixonantes em torno de interesses comuns, apoiadas por contos e lendas conhecidos.

Exploradores/Moços
Os Exploradores, dos 10 aos 14 anos, estão na idade de querer descobrir o mundo e a vida; é a idade da aventura, dos projectos fabulosos, dos heróis invencíveis. O Escutismo propõe-lhes a "Aventura/Expedição", verdadeiramente decidida em comum e vivida por todos, em que a pessoa de um herói é ao mesmo tempo um desafio e o cimento necessário à coesão do grupo.

Pioneiros/Marinheiros
Entre os 14 e os 17 anos é a idade do grande desafio: os jovens querem dar provas do que são capazes, querem ver reconhecida a sua personalidade, desejam conhecer os outros a fundo, viver em grupo com eles. O "Empreendimento/Cruzeiro" é uma acção onde muito se descobre e muito se contrói, onde a função e a responsabilidade de cada um, tal como a cooperação entre as equipas, são igualmente indispensáveis para o êxito final.

Caminheiros/Companheiros
A partir dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vêm chocar com a angústia e o medo de não o conseguir. É a idade das grandes opções. Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes uma verdadeira "partida" para uma vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.



Escutismo: um estilo de vida
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.

As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: A Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.



CNE: Um Movimento da Igreja Católica
A dimensão espiritual e a formação cristã.
O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a nossa Associação.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus Cristo e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho de vida em comunhão eclesial.



Escutismo: um Movimento de Educação não-formal
Finalidades Educativas do Escutismo

O Desenvolvimento do Carácter.
Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da Criatividade.
Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos outros.
Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento Físico.
Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia.
O Desenvolvimento do Sentido de Deus. Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.


Qual o papel dos Dirigentes?
Os educadores, os que ajudam os jovens a tornar os sonhos em realidade.
Mais de 10 000 voluntários adultos dedicam-se numa missão educativa. Uma forma de melhorar o relacionamento entre gerações. Ao serviço dos jovens, os responsáveis adultos (Dirigentes), adquirem formação e experiências valiosas, que somarão ao seu desenvolvimento pessoal, possibilitando a educação integral do escuteiro.



Como pode o meu filho/educando ser escuteiro?
Todos podem ser escuteiros porque o Escutismo está aberto a qualquer jovem.
O Corpo Nacional de Escutas é um movimento da Igreja Católica; por esse facto, muitas das suas sedes encontram-se perto ou nas instalações das Igrejas locais e/ou centros paroquiais.
Assim, o seu filho (ou a sua filha) poderá inscrever-se num dos Agrupamentos existentes e participar nas suas actividades duma forma regular e assídua.



Como podem os pais participar no Escutismo?
Os pais podem pertencer a Conselhos Permanentes dentro de cada Agrupamento.

Existem Comissões Permanentes de Pais nos Agrupamentos, que ajudam o Agrupamento em muitas das suas acções. Este orgão voluntário consultivo acompanha a vida do Agrupamento mais de perto, sendo muitas vezes o elo de ligação entre a direcção do próprio agrupamento e as familias dos escuteiros.


"Escutismo porquê? Escutismo para quem?"
O papel que o Escutismo desempenha no seio da sociedade.

A Missão do Escutismo.
A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.



A Missão do Escutismo é alcançada...
Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal;

Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida;
Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em princípios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.

(informação retirada do site do CNE)
 
Agenda

DMF Regional
O Depósito de Material e Fardamento está aberto de 3.ª a 5.ª Feira, das 21H às 23H.

Quinta do Escuteiro
Quinta do Escuteiro
Centro Escutista da Batalha
a/c Director
Rua Professor José António Saraiva,
Cruz da Areia
2410-058 LEIRIA

Quinta@leiria.cne-escutismo.pt

Consulta aqui o Mapa


Junta Regional
Junta Regional de Leiria
Rua Professor José António Saraiva,
Cruz da Areia
2410-058 LEIRIA

Telefone: 244 815 310
Fax: 244 815 310
E-mail: jr@leiria.cne-escutismo.pt
 
Portal Oficial da Junta Regional de Leiria - Corpo Nacional de Escutas - Avisos Legais - Ficha Técnica