Quinta do Escuteiro - base regional do JOTA-JOTI 2015
Colocada a 11/03/2015

Mais de 500 escuteiros estiveram na Quinta do Escuteiro a comunicar através das ondas de rádio e da Internet na atividade mundial do JOTA-JOTI (Jamboree on the air – Jamboree on the internet) que decorreu nos dias 17 e 18 de outubro de 2015.

Este ano a região de Leiria teve a sua base regional do JOTA-JOTI na Quinta do Escuteiro. Os escuteiros participantes tiveram oportunidade de realizar diversas atividades no âmbito das comunicações mas também no âmbito do ambiente e da multiculturalidade.

Para tal, encontravam-se dispersos pelos 37 mil metros quadrados da Quinta do Escuteiro, vários postos com atividades que proporcionavam vivências únicas, a saber:

No ambiente foram desafiados a reutilizar materiais do dia-a-dia aprendendo o conceito dos 8R’s para a sustentabilidade do planeta construiriam ninhos para algumas espécies de aves e aprenderam sobre a avifauna na Quinta do Escuteiro.

No domínio multicultural, aprenderam a comunicar no mundo com gritos e animações internacionais úteis em fogo de conselho provaram e cozinharam alguns pratos típicos de diversos países e ainda descobriram o que é ser missionário no mundo com o grupo Ondjoyetu.

Na comunicação, para além do JOTI – comunicação pela Internet-, o maior enfoque recaiu sobre as comunicações via rádio com o JOTA e múltiplas atividades sucedâneas como a elaboração de cartões QSL construção de um interruptor/chave electrónica capaz de emitir sinais de Morse e aprenderam a ser telegrafistas por uns momentos transmitiram e receberam mensagens através do código homógrafo experienciaram o Jotinha (mini-jota com comunicações via walkie-talkie) e o salvamento do Pica-Pau, que combina uma corrida de orientação com exercícios de radiogoniometria.

De destacar que as comunicações via rádio só foram possíveis devido ao importante apoio de radioamadores escuteiros, que partilharam as suas experiências e possibilitaram que os escuteiros da região pudessem contatar com outros escuteiros de todo e planeta.

À noite, enfrentando condições atmosféricas adversas, mais de 50 pioneiros e caminheiros subiram a Serra de Aire transportando consigo todo o material necessário para comunicar. Esta atividade é conhecida como SOTA (Summit on the air) e alia o radioamorismo ao montanhismo e é praticada em todo o mundo. Apesar da hora tardia, e do frio que gelou os ossos dos participantes, os escuteiros mostraram-se entusiasmados por sair da Quinta do Escuteiro e operar o rádio portátil contudo apenas foi possível contactar a base.

No decorrer do JOTA-JOTI, os sorrisos multiplicavam-se e a atividade foi um sucesso! O Chefe Regional, Pedro Ascenso, assegurou que a atividade correu muito bem e que “as oficinas e ateliês estão a ter muito sucesso. Estão a ser muito frequentados, foram bem escolhidos, adequados à dinâmica do JOTA-JOTI, relacionados com a comunicação, com a relação entre pessoas, entre escuteiros, interculturalidade”

A Quinta do Escuteiro está viva, comunicante com todos, e é de todos!






Estão abertas a STAFF da QE
31/10/2018

Estão abertas as candidaturas a STAFF da Quinta do Escuteiro.

Se tens mais de 18 anos, estás inserido num Agrupamento e tens vontade de [...]



Procissão dos Caracóis
31/10/2018

No dia 6 de Outubro saímos da nossa Quinta e fomos dar o nosso contributo nas festas em honra da nossa Senhora do Fetal.

Esta festa é um [...]



A Quinta acolheu mais um Acareg da Região de Leiria-Fátima
31/10/2018

Este ano acolhemos mais uma edição do Acareg da Região Leiria Fátima.

Foi preciso muito trabalho para conseguirmos ter as condições [...]

           

Corpo Nacional de Escutas

Flor de Lis

Campos e Parques Escutistas
 
Junta Regional de Leiria-Fátima

Programa Educativo Região de Leiria-Fátima
Quinta do Escuteiro
Rua da Marialinha, 744 - Quinta do Sobrado
2440-192 Batalha
Portugal
39º 38' 55'' N 8º 50' 00'' W

quintadoescuteiro.leiria@escutismo.pt