Início
Escutismo
Região
Junta Regional
Assistência Regional
Secretarias Regionais
Depart. Pedagógicos
Quinta do Escuteiro
Contactos
 
 
Login
Utilizador

Password
 
Equipa Regional I.ª Secção | Início | Mística e Simbologia | Patrono | Equipa Regional |


Mística
A mística da I Secção inspira-se no espírito de São Francisco de Assis que, considerando-se simplesmente mais uma criatura entre as imensas criaturas de Deus, um irmão entre os irmãos, se tornou num dos poetas e cantores da Criação, o irmão simples, humilde, pacífico e afável do Universo;

Sem qualquer prejuízo para o espírito Cristão e a mística de São Francisco de Assis, que o Chefe despertará e desenvolverá por todos os meios nos seus Lobitos, o espírito da Alcateia inspira-se, em grande parte, na vida da Selva e na história de Máugli, em "O Livro da Selva" de Rudyard Kippling.

O Chefe deverá contar aos seus Lobitos a história de Máugli, relacionando os animais da Selva com as personagens da vida real. A história de Máugli viver-se-á na Alcateia através de jogos, danças da Selva e representações.

Simbologia

Os símbolos são imagens que nos trasportam para outro mundo, quando olhamos para elas podemos ver outras coisas que nelas estão escondidas. Os símbolos da alcateia são imagens que representam para nós o mundo da selva e do lobitismo e, por isso, são imagens que nos identificam e com as quais nos identificamos.

Grande Uivo
O Grande Uivo é o grito de reunião da Alcateia. Ele é a representação de tudo o que é importante na Alcateia, desde os lobos e as suas características passando pelas personagens de O Livro da Selva, até à promessa do Lobito. Faz-se sempre que há acontecimentos importantes e se quer agradecer a presença de alguém.

Vara Totem
A Vara Totem é uma vara que tem na ponta uma cabeça de lobo que pode ser esculpida em madeira ou em qualquer outo material. A Vara Totem de uma Alcateia deve contar a história da Alcateia, ou seja, ela deve ter marcas que identifiquem os Lobitos e os seus Chefes bem como as actividades da Alcateia.

Sol
O Sol é o símbolo da luz, do calor, de Deus e da alegria.

Rocha do Conselho
É o local de reunião da Alcateia, nele se tomam todas as decisões importantes e todas elas são partilhadas com toda a Alcateia. É um local de decisão, de responsabilidade e de partilha.

A Selva
A Selva, a vida ao ar livre é o símbolo da aventura e do mistério. Quando vivemos na natureza, ao ar livre, somos mais uma peça neste grande puzzle que é o Planeta Terra.

Lenço Amarelo e Branco
O lenço é o simbolo que identifica todos os escuteiros do mundo, quando olhamos para uma criança que tem um lenço ao peito sabemos logo que é um escuteiro. Quando olhamos para a cor do lenço sabemos a que secção pertence a criança. Os Lobitos têm lenços amarelos e brancos, amarelos cor do sol e de Jesus que nos iluminam e ajudam a crescer

Lobo
O Lobo é para nós Lobitos o símbolo da responsabilidade e da liberdade, ele representa todo o Povo Livre e a forma como ele se comporta na Selva. É um Lobo astuto e atento, dócil e amigo, corajoso e caçador que todos queremos ser.

Saudação
A saudação dos Lobitos representa as orelhas de um lobo quando está com atenção, e os dois artigos da Lei do Lobito. A posição do polegar sobre o anelar e o mindinho tem o mesmo significado que na saudação do resto dos escuteiros, o mais forte protege sempre o mais fraco.

(informação retirada do site do CNE)
 
Agenda

DMF Regional
O Depósito de Material e Fardamento está aberto de 3.ª a 5.ª Feira, das 21H às 23H.

Quinta do Escuteiro
Quinta do Escuteiro
Centro Escutista da Batalha
a/c Director
Rua Professor José António Saraiva,
Cruz da Areia
2410-058 LEIRIA

quinta@leiria.cne-escutismo.pt

Consulta aqui o Mapa


Junta Regional
Junta Regional de Leiria
Rua Professor José António Saraiva,
Cruz da Areia
2410-058 LEIRIA

Telefone: 244 815 310
Fax: 244 815 310
E-mail: jr@leiria.cne-escutismo.pt
 
Portal Oficial da Junta Regional de Leiria - Corpo Nacional de Escutas - Avisos Legais - Ficha Técnica